Desde 2019 (ano inaugural), o início do Festival da Sardinha é marcado pela recriação histórica da famosa “descarga da sardinha” que, há 40 anos, era uma realidade muito pitoresca na zona ribeirinha de Portimão.
Associações locais e voluntários, juntamente com o Museu de Portimão, estão a preparar o espetáculo deste ano, que promete, uma vez mais, reviver memórias nos mais velhos e ficar na memória dos mais novos.
Esta recriação com trajes, ‘dizeres’ e meios de transporte da época, já alvo de menção honrosa pela APOM – Associação Portuguesa de Museologia (em 2020), na categoria de “Inovação e Criatividade”, este ano tem lugar no dia 30 de julho, a partir das 10h30, no Cais Gil Eanes (zona ribeirinha de Portimão).
Venha viver a atmosfera vibrante da lota, numa experiência cultural autêntica e envolvente!
Serão utilizados na recriação 500 quilos de sardinha fresca, comprada em lota no próprio dia pelo parceiro Docapesca – Portos e Lotas S.A. e serão ofertadas aos espetadores 3.000 senhas de degustação gratuita, dando direito a duas sardinhas no pão e uma bebida, a usufruir de 30 de julho a 4 de agosto num dos cinco espaços de restauração dinamizados no recinto do festival pelo associativismo local.
Transmissão em direto: