O Festival da Sardinha apresenta-se, desde 2022, com edições mais sustentáveis, adotando práticas amigas do ambiente, num compromisso ambiental assumido entre a Câmara de Portimão e a EMARP – Empresa Municipal de Águas e Resíduos de Portimão.
Desta forma, no recinto do Festival está assegurada:
– Realização de ações de formação e sensibilização direcionadas aos produtores de resíduos (restaurantes e agroalimentares);
– Separação seletiva dos resíduos orgânicos para transformação em fertilizante natural;
– Separação seletiva dos resíduos de plástico e papel para reciclagem;
– Utilização de copos reutilizáveis;
– Escolha de materiais sustentáveis;
– Promoção e divulgação de iniciativas ambientais;
– Sinalética de sensibilização.
O Festival da Sardinha é um evento gastronómico sustentável, sinónimo de escolhas responsáveis destinadas a reduzir os impactos ambientais.
Os resíduos orgânicos/restos de comida são transformados em fertilizante natural e devolvidos aos solos e, além da separação da matéria orgânica, o Festival assegura ainda a correta gestão dos resíduos recicláveis (papel/cartão, embalagens e vidro).
Colabore connosco nesta causa e deposite os resíduos nos devidos ecopontos identificados.
Adquira o seu nas entradas do recinto pelo valor de 1,00 € (IVA incluído) para o de 20 cl e 1,50 € (IVA incluído) para o de 50 cl, e reutilize-o ao longo de todo o Festival.
Cada copo poderá ser devolvido para devida lavagem/troca por um novo de forma gratuita, com a devolução do seu custo caso não o pretenda levar para casa, de forma a evitar o desperdício.